Que profissão seguir?

7 fev

Uma coisa que sempre achei é que quanto mais cedo você decidir sua carreira, melhor! Simplesmente porque existem muitas pessoas que deixam para decidir no ultimo ano e acabam ficando perdidas, sem ter o pingo de noção do que fazer. E isso é um grande erro. Quer dizer, não é não saber o que fazer e sim deixar para ultima hora.

Desde a oitava serie decidi que queria fazer design grafico e trabalhar em uma revista e free lancer. Quando cheguei no segundo ano achei melhor fazer só um curso de design grafico para trabalhar como free lancer e fazer uma faculdade de Publicidade e Propaganda. Agora? Já estou super interessada em Engenharia Naval (é, dificil, eu sei!). Como uma pessoa sai de Publicidade e Propaganda e muda do nada para Engenharia?

É isso que estou tentando dizer. Se você começa a pensar pelo o menos uns 2/3 anos antes de prestar o vestibular, você vai ter uma certa noção do que quer e o que não quer, no que é boa ou ruim, e assim vai. Muita gente deixa para ultima hora e acaba desistindo depois. E por isso trouxe algumas dicas do que fazer para te ajudar a decidir a seguir sua profissão:

– Faça uma lista: Materias preferidas.
Profissões que você não quer seguir (isso vai te ajudar!).
Seus assuntos prediletos (moda, politica, saúde…).
Suas qualidades (comunicativa, detalhista – acredite, isso é uma qualidade -, participativa…) e seus defeitos (timida, estressada, teimosa…).
Coisas que você gosta de fazer (não vale dar uma de preguiçosa eim!).
Profissões que despertam seu interesse.

– Achou algumas profissões que te interessam? Leia, pesquise e analise os prós e contras de cada uma, levando em conta suas qualidades e defeitos.

– Ta em duvida? Leia mais! Se você conhecer alguem na area que você pretende seguir, fale com ele e descubra como funciona a profissão, e principalmente, tire suas duvidas.

Mas se você continuar perdida mesmo com a lista, existem milhares de testes vocacionais que podem te ajudar. Claro que algumas vezes dá aquele resultado que você não gosta, então é só você riscar o resultado da lista. O guia do estudante traz milhares e milhares de testes que podem te ajudar.

E como eu falei no post apresentando a nova tag, estarei trazendo semanalmente alguma profissão, tentando trazer o maximo de conteudo que encontrar para tirar todas as duvidas. E para começar, qual profissão vocês querem ver semana que vem?

8 Respostas to “Que profissão seguir?”

  1. Camila fevereiro 7, 2012 às 5:25 pm #

    Eu AMARIA ver sobre publicidade e propaganda, acho muito bacana e tenho um interesse

    • Sara Silva fevereiro 7, 2012 às 7:55 pm #

      @Camila, Eu ia fazer essa semana sobre ele, mas antes decidi trazer dicas… Mas semana que vem eu faço um post sobre publicidade e propaganda.

  2. Tipo... Coisa de Garota fevereiro 7, 2012 às 7:01 pm #

    Que blog mais lindoo, vou segui *-*
    Noss nem sei que profissão escolher, gostei das dicas vou segui-las quem sabe assim eu descubro algo.
    http://tipocoisadegarota.blogspot.com/

  3. Larissa Gabrielle fevereiro 8, 2012 às 2:35 pm #

    ótimas dicas,eu já decidi há algum tempo que quero fazer moda,muita gente não me leva muito a sério,mas eu já tenho certeza desde os meus 12 anos,e por mais que me substimem eu sei no que sou boa e sobre o que gosto e ninguém pode me tirar isso.*_*
    Mas tenho um amigo que está super em dúvida quanto a isso,vou mandar o link pra ele…bjss.

    • Sara Silva fevereiro 8, 2012 às 2:47 pm #

      @Larissa Gabrielle, uma coisa que eu aprendi nesses ultimos dias é que não devo dar ouvidos a quem não me apoia. É enorme o numero que pessoas que vai te desencorajar, e isso é normal. Então se é seu sonho, busque ele e não dê ouvidos a quem não te apoia.

  4. Viviane fevereiro 22, 2012 às 2:13 pm #

    Faz de Eng. Química? Tenho certeza que quero isso, mas sempre gosto de saber mais e mais sobre.

Deixe um comentário

