Sobrevivendo no Ensino Medio

28 jan

Quando digo sobreviver não quero dizer que no ensino medio tem aquelas meninas malvadas como nos filmes (pelo o menos nas escolas onde estudei não tem isso) e sim porque vão ser 3 anos totalmente diferentes. A escola é mais puxada, os professores são mais rigidos, os alunos são mais maduros (alguns!), tudo o que você estudar nesses 3 anos vai decidir o seu futuro. E não adianta falar que não vai usar isso na sua futura profissão, porque querendo ou não, é mais que necessario que você saiba boa parte de tudo que te ensinarem na escola para poder passar no vestibular.

Uma super dica para quem vai entrar no ensino medio esse ano é que não deixe para estudar depois e se esforce muito. No meu primeiro ano tomei bomba em milhares de materias no primeiro trimestre, só porque eu tinha entrado numa escola nova, me juntei a turma mais conversadora de todas e achava que era tudo facil. Claro que não vou falar que é impossivel passar e que é tudo dificil e você deve ficar com medo, é muito pelo contrario! No primeiro ano você precisa se esforçar em dobro porque você ainda vai se ajustar a novos metodos e estilos. São novas materias, talvez novos professores e é importante que você se adapte o mais rapido possivel para não ficar para trás. Mas dá para relaxar de vez em quando e ficar tranquila sem problemas. Meninas por favor, não façam como eu!

Outra dica é para quem esta no ultimo ano: Aproveite seu ultimo sem problemas mas não se esqueça da importancia que é estudar. Falo por experiencia propria! Claro, não terminei ainda de estudar, esse é meu ultimo ano, mas quando estava na oitava serie, achava que tinha que aproveitar muito, afinal era meu ultimo ano naquela escola e no ano seguinte iria para o ensino medio. Pois é, segui esse pensamento e no fim fui muito mal. Ou seja, por mais que seja nosso ultimo ano na escola, não dá para ficar só aproveitando e deixando o estudo para depois. Esse ano tem vestibular, mais responsabilidades e nosso futuro. Se esforce bastaaaaante no inicio, para poder ficar mais relaxada depois e muitas escolas liberam o terceiro ano um mês antes (oi, a minha!) e é bom sair antes ao invez de ter que continuar indo na escola para fazer as recuperações, certo?

Não tem dica para quem ta no segundo ano? Tem sim! Todo mundo diz que o segundo ano é o mais dificil, mas para mim não foi assim. Os assuntos são de nivel intermediario, nada impossivel, nada que estudar pelo o menos na sala (para quem tem preguiça ou não tem tempo para estudar em casa) dá para passar sem problemas. É mais tranquilo afinal você já se adaptou ao estilo do ensino medio e tudo mais. Mas não vai achando que só isso ajuda ok?! Estude, se esforçe e aproveite.

Para a maioria das meninas, esses são os melhores anos da escola (pelo o menos para mim!). E vale a pena curtir cada minutinho e não ficar de fora das viagens, passeios, saidas e tudo mais com a galera ok?!

2 Respostas to “Sobrevivendo no Ensino Medio”

  1. Bruna Veri janeiro 28, 2012 às 7:51 pm #

    Graças a Deus já terminei o ensino médio, nos 1º e 2º eu passei quase não passando haha mas no 3º fiz tudo certinho e passei tranquila.
    O ruim é quando você muda de ano no ultimo ano, como aconteceu comigo, mas foi bom do mesmo jeito, acho que foi até melhor….

    • Sara Silva janeiro 28, 2012 às 7:55 pm #

      @Bruna Veri, sorte a sua… Eu me dei mal na oitava e primeiro ano.. que passei quase que perdendo… No segundo eu aprendi a lição e me esforcei mais.. e quero me esforçar ainda mais nesse ultimo ano…
      As vezes mudar é bom e nós nem percebemos.

Deixe um comentário

