SPFW: Tendências Verão 2012

24 jun

Bom, você pode pensar que é um pouco cedo pra pensar no verão. Mas o São Paulo Fashion Week já troxe trouxe todas as tendências pra nós! E hoje eu eu trouxe um resumo (meio atrasado!) dessa semana de moda incrível pra vocês! Tem muita gente que pode até pensar “Ah tá, mas quem é que vai usar as coisas da passarela?” Bom, claro que da passarela são raras as peças que saem e vão direto para as lojas. As roupas dos desfiles são uma base que os estilistas nos dão das tendências e de como será sua nova coleção. Eu selecionei algumas marcas e peguei os looks mais jovens pra mostrar pra vocês aqui no FBR. Clique em Read More e confira tudinho.
Água de Coco


Cores: Tons vibrantes de laranja, rosa, azul e verde.
Highlights: Inspirada pelo universo da arte, a Água de Coco investiu no estudo de imagens e cores para o desenvolvimento da estamparia que é destaque da coleção. Fotografias aéreas de praias clicadas pelo fotógrafo Cássio Vasconcelos, por exemplo, viraram estampa nos looks iniciais do desfile, criados com um tecido especial tipo “gelatina”, semi-transparente e com acabamento molhado. O desejo de experimentação chega também à construção dos biquínis e maiôs, como os que têm uma “sanfona” de tecido nas costas ou o aviamento dourado – dois casos, aliás, que impossibilitariam a pessoa de deitar de costas, mas que são bem-vindos na passarela por refletir a vontade da equipe de estilo de fazer algo novo.

Cia Marítma

Cores: Tons flúor de laranja, amarelo e pink.
Highlights: Com um casting estrelado, a Cia. Marítima apresentou uma coleção bem comercial que vai agradar em cheio as suas jovens consumidoras. Características da marca, as estampas de leopardo e cobra marcam presença ao lado de cores vibrantes, em maiôs engana-mamãe e biquínis de todos os tamanhos – muitos deles desfilados descombinando.

Cori

Cores: Off-white, branco, bege, preto, tomate, turquesa, verde, limão e melancia.
Formas: Algumas são ajustadas, mas a maioria é soltinha no corpo.
Highlights: Inspirada na história do tênis, a Cori explora o universo visual desse esporte e se apropria de elementos característicos como os plissados e os comprimentos longuetes sem deixar a coleção cair na obviedade. Trazidos para o universo da grife, esses detalhes foram adaptados de uma forma sofisticada e clean, fugindo das referências literais: as pregas, por exemplo, são mais amplas ou em comprimentos mais longos, o que garante um visual menos colegial e mais mulher. Forte da Cori, a alfaiataria não decepcionou, e ainda ganhou um sopro de ar fresco com a cartela de cores vibrantes que apareciam também no forro das saias e casacos. Com corte impecável, os blazers vêm larguinhos, cool, usados com as mangas arregaçadas e muita atitude.

Maria Bonita

Cores: Crus, brancos, com pontos de azul, mostarda.
Highlights: A emocionante “Fado Tropical”, de Chico Buarque, abre o desfile. Perfeita para sonorizar uma coleção igualmente emocionante. Danielle Jensen, mais uma vez, apresenta um trabalho instigante e de beleza óbvia, e sim daquelas que percorre caminho mais difícil, mais pensado e muito sensível. Para os felizardos que se identificam com essa estética, há um belo trabalho de pesquisa de materiais e de desenvolvimento, assim como é interessante a forma como eles se misturam. Tudo parte das tradições da artesania portuguesa, como a azulejaria, os bordados e a tapeçaria arraiolo, feita à mão. Sob as mãos de Danielle, tudo fica com jeito de Brasil, com o nosso jeito, e fala de conforto, de acolhimento, de frescor, de natureza, de tranquilidade. Entre os destaques, estão as delicadas alças de fio de ouro que sustentam vestidos e o trabalho dos recortes a laser que deram leveza e respiro às peças da coleção.

Alexandre Herchcovitch

Cores: amarelinho, rosa pálido, bege, azul claro, vermelho e preto.
Formas: Silhuetas dos anos 40, 50 e 60 aparecem na coleção, que traz vestidos secos ou com saias rodadas, sempre com a cintura marcada e o comprimento acima do joelho.
Highlights: Após a temporada de Inverno, em que mostrou uma coleção escura e densa, Alexandre Herchcovitch apresenta um verão fino, para não dizer rico, e extremamente feminino. Vestidos de cetim em tons pastel e perolados, lisos ou com bordados preciosos feitos à mão, pontuam o desfile. Quando você acha uma peça bonita, logo aparece outra mais linda ainda e assim segue a apresentação. No meio, um ou outro maiô/body com estampa floral, que faz a ligação entre as roupas e o universo da lingerie que o estilista vem explorando com esperteza. As formas que vêm dos anos 50 destacam-se pela feminilidade e praticidade, mas mais belo ainda são os vetidos com tecidos que imitam a ação do tempo e sofrem delicadas alterações de cor. E mais especial ainda, são os bordados manuais com minicristais, que enriquecem a coleção e resultam em uma série de vestidos de tirar o fôlego. E tudo ao som de uma trilha com “If You Leave”, do OMD, e a clássica “Planet Rock”, do Afrika Bambaataa.

Colcci

Cores: Variações de denim, laranja, rosa, vermelho, amarelo, azul e branco.
Formas: Variadas – ora ajustadas, ora longe do corpo.
Highlights: Um dos desfiles mais aguardados pelo público graças à presença de Alessandra Ambrósio e Ashton Kutcher, a Colcci fechou o terceiro dia de SPFW Verão 2012 com o astral lá no alto – ao entrar na passarela, o casal foi super aplaudido pela plateia, que relevou a demora para o início da apresentação.
A marca surpreendeu nesta temporada mostrando uma coleção fresca e cool com fortes referências dos anos 1970, com peças desejáveis valorizadas ainda mais pelo styling esperto de Victoria Young, diretora de moda da revista “Love” (veja a entrevista que ela concedeu ao FFW: http://ffw.com.br/noticias/ffw-entrevista-editora-de-moda-da-%E2%80%9Clove%E2%80%9D-adora-os-%E2%80%9Cboys%E2%80%9D-brasileiros/) Os jeans masculinos foram apresentados com a barra dobrada; os paletós larguinhos surgiram com as mangas arregaçadas sobre camisas de cores contrastantes; e cordões neon foram usados como cintos. Para as meninas, looks coloridos com muitas listras, poás e desfiados estratégicos nos microshorts jeans. Destoando da cartela colorida – mas de uma maneira positiva – estava Vivi Orth em um conjunto branco quase-homenagem a Bianca Jagger. Igualmente inspiradas nos anos 1970, vieram as jardineiras jeans, as calças de cintura alta e as pernas bem amplas em todo o comprimento, não só na barra. Esperemos que a coleção que vai para as lojas reflita a atmosfera cool da passarela.

Karin Feller

Cores e estampas: Papaya, azul céu, verde menta, branco, andorinhas aquareladas, âncoras e xadrez com cordas.
Highlights: O Verão 2012 de Karin Feller surgiu a partir da observação do movimento migratório dos pássaros, e acabou evoluindo para os demais animais que migram, como cavalos selvagens e peixes, e para um tema mais geral: liberdade. Tudo isso aparece em sua coleção com modelagens super fluidas, que usam e abusam da seda sintética, nas cores, que acompanham um dia, do nascer ao pôr do sol, e nas estampas, que podem ser mais literais, como cordas e âncoras, ou mais abstratas, como figuras geométricas representando os raios de sol, e ondas em dégradé, em referência aos peixes e ao mar. Um verão para uma menina que quer sombra, água fresca, e nada mais.

Iódice

Cores: Branco é o tom principal; a coleção ainda tem pontos de azul, lima e estampas florais bem coloridas.
Formas: Muitos vestidos curtos em shape evasê e, por vezes, com pontas assimétricas.
Highlights: O início do desfile, com a série de looks brancos, destaca-se na apresentação. No geral, as peças são amplas, fluídas, confortáveis e femininas, deixando sempre boa parte do corpo descoberta.

Movimento

Cores: Verde, laranja, vermelho, amarelo, rosa, combinados a preto e branco.
Formas: Biquínis com cintura alta e maiôs recortados.
Highlights: Leve, fresco e despretensioso é o Verão 2012 da Movimento, que apresentou uma coleção inspirada no universo das artes e da pintura com uma colaboração especial: a de George Barbosa, artista plástico de Pernambuco que criou estampas feitas à mão exclusivamente para a marca. Em um clima natural, com cenário de madeira e música gostosa de ouvir, as modelos desfilaram biquínis (relativamente) comportados, alguns com cintura alta e detalhes de babados. Foram apresentadas também várias opções de saída de praia, em conjuntos alinhados e shorts de todos os comprimentos. Os destaques da coleção, porém, foram mesmo os maiôs: estampados ou lisos, eles vieram recortados e com amarrações nas costas, bem naquele estilo comportado pero no mucho.

Triton

Cores: azul, verde, amarelo, vermelho, branco e camelo; estampas de paisagens e tucanos, flamingos e araras.
Highlights: A mistura de Califórnia com Tropicalismo rende uma boa coleção, animada, fresca, com energia, e atenta às passarelas internacionais, como quer a jovem cliente da marca. Desde a temporada passada, Karen Fuke tem evoluído em suas vontades, na pesquisa de materiais e atualizado o shape das peças. Entre os destaques, está os bons paletós caramelo de mangas amplas e os vestidos curtos e estruturados (em especial os florais). No ar, um perfume “don´t worry, be happy” perfeito para o verão.

Sumemo e Cavalera também com peças soltas, leves e cores vibrantes.
Aliás, essa é a base do verão 2012 né galera, cores vibrantes, peças soltas e bem leves, não muito grudadas ao corpo. Vestidinhos, macaquinhos, chapéus… E viram que os biquínis também mudaram né? Os de uma alça e tomara-que-caia ganharam a vez. Os maiôs também vão estar super em alta pelo jeito! Então agora é anotar tooodos esses pontinhos do SPFW e já pensar em como investir pra que seu verão 2012 seja um arraso!!
Para mais marcas e coleções completas do SPFW: http://ffw.com.br/desfiles/sao-paulo///page/1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: