Layouts? HTML? Photoshop?

20 maio

Não é de hoje que venho recebendo inumeros comentários e emails pedindo para fazer um post sobre layouts, porque sempre que eu tento explicar pelos comentarios/email, a leitora acaba não entendendo nada. Então decidi fazer logo esse post dividindo meu pequeno conhecimento e tentar tirar as duvidas de vocês.

Infelizmente não dá pra explicar tudo, porque alem de ser muita coisa, eu não sou expert e o post vai ficar enorme, então vou falar sem muito blábláblá sobre como você pode fazer um layout pro seu blog. E lembrando que você não vai acertar de primeira, vai passar bastante raivinha com o html e obviamente seu layout não vai sair bom de primeira, mas com alguns ajustes aqui e ali quem sabe…

O QUE É LAYOUT?

Você deve estar pensando: nossa, todo mundo sabe o que é um layout, mas não é bem assim. Sempre que eu estou fazendo alguma encomenda de layout minha mãe vive perguntanto o que é layout, e tambem existe algumas meninas que não sabem… então: layout é o visual do blog. As imagens, cores e afins.

O QUE É HTML?

Deixando o google de lado e vou explicar com minhas palavras. O HTML são codigos que definem as cores, tamanhos de paginas, colunas, sabe? Não sei bem explicar, na verdade sempre fui pessima nisso.

QUAL PROGRAMA USAR?

Tem gente que usa programas pra fazer o html, já eu acho que não tem necessidade. Já que vamos só modificar ao invez de criar um html o bloco de notas já é de bom tamanho. Para fazer o design do blog, você pode usar Corel, Photoshop e PhotoFiltre Studio. Todo mundo que me pergunta qual programa eu indico/uso, sempre respondo o Photoshop. Muita gente acha dificil, mas é questão de costume e pratica. Sou totalmente apaixonada pelo Photoshop e não troco ele por nada, que é tanto que pra mim mudar a versão é muito dificil. Claro que eu não aprendi a mecher nele no mesmo dia ou no mesmo mês, eu passava HORAS vendo tutoriais e treinando e muuuuuito! Então não desista, nada que horas lendo varios tutoriais não ajude.

GRATIS OU PAGO?

Eu sempre fui contra sites gratis (bláblá.blogspot.com – bláblá.wordpress.com) sabe porque?

  1. se der algo errado com seu blog, erro ou ficar fora do ar, os sites pagos tem suporte rapido. Seu problema vai ser resolvido no maximo em 2 dias, e nos blogs gratis, demora bastante.
  2. não da erro, quando eu era do blogger, eu passava raiva com ele, e depois que eu mudei pro wordpress, isso não acontece mais comigo.
  3. fica muito mais bonito sem o nome do blog gratis no link do seu blog. Ex: http://fashionistasbr.blogspot.comhttp://fashionistasbr.com.

Tem gente que fala que não vale a pena pagar pra deixar o blog .com, mas vocês ja perceberam que 90% dos sites famosos são pagos? Justamente porque as blogueiras investem nos seus blogs.

WORDPRESS X BLOGGER

Quem me conhece ou ja viu meus antigos blogs sabe muito bem que eu fiquei muito feliz em mudar pro wordpress né? Tem gente que acha que o wordpress é muito dificil, mas nada que umas boas futucadinhas não ajude, pra mim isso é preguiçinha. O blogger é super facil, e os layouts são bem mais faceis, mas ainda sim prefiro o wordpress.

Pra instalar o wordpress você vai precisar de uma hospedagem, não adianta que pelo blogger INfelizmente não da pra instalar (droga de blogger). Quem ta pensando em se mudar para o wordpress, pode preparar o bolsinho todo mês, mas não se assuste, a hospedagem é super baratinha, a seguir vou indicar alguns sites. Ou você pode usar redirecionamento. Ex: usar um blog tipo o do uol, que é zip.net e hospedar o wordpress em algum site de hospedagem gratis e usar o codigo de redirecionamento.

Uol Host Pre Lude

COMO SE INSTALA O WORDPRESS?

Pra instalar o WP, você precisa de uma hospedagem. Mas se você não tem nenhuma experiencia com o WP, você pode ate comprar a hospedagem e ficar treinando um tempo ou até mesmo aquelas hospedagens gratis (Free Web Hosting Area). Existem varios tutoriais de como instalar o WP, e caso o que eu trouxe não serviu, o google ta aqui pra isso né?

No proximo post eu falo sobre como fazer o layouts. Se vocês gostaram, comenta no post eim.

8 Respostas to “Layouts? HTML? Photoshop?”

  1. pamela maio 20, 2011 às 10:40 pm #

    oie sara.. aeeehhh.. entendii. mas prefiro o blogspot, quando tiver diheiro suficiente eu mudo p .com ^^
    esperando o proximo

    • Sara Silva maio 21, 2011 às 10:18 pm #

      @pamela, é eu tambem preferia ate que conheci o wp, me apaixonei.

  2. Estéfani P. maio 21, 2011 às 5:45 pm #

    Adorei o post, e o blog (:

    http://praazeresdamoda.blogspot.com/

  3. Stella maio 21, 2011 às 7:06 pm #

    Meu blog tem pouco tempo, e eu criei ele como uma experiência mesmo, sabe? E até que deu certo. Ainda viro .com, quando tiver mais famoso ainda, e eu espero o proximo post sobre como criar layouts hihi
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    • Sara Silva maio 21, 2011 às 10:19 pm #

      @Stella, eu acho que um blog deve virar .com quando ele for mais conhecido. O meu eu virei beeeeeeeeeeeeeeeem no inicio, mas como ja tive outros blogs conhecido deu pra divulgar bastante.

  4. Flavia Azevedo maio 28, 2011 às 6:55 pm #

    Legal você abordar esse tema. Aposto que muita gente se confunde mesmo com esse mundo tecnológico… Ah, concordo com você que é bem melhor ter um endereço próprio (.com). Sai mais do “amador”. Concorda???
    Abraço.

Deixe um comentário

