Tatuagens

4 mar

Tatuagem também é moda! Elas estão cada vez mais comuns e com temas super diversificados. Costumam mostrar a personalidade da pessoa, marcar um momento importante e expressar sentimentos. Mesmo que o desenho seja comum, o significado para cada pessoa é diferente, o que torna a tatuagem única.

Antigamente, a tatuagem era feita com ossos e martelinhos para introduzir a tinta na pele. Ainda bem que desenvolveram aparelhos elétricos e hoje não é necessário sofrer tanto para fazer uma tatuagem. Dói, mas devia doer muito mais naquela época do martelinho!

Ainda encontro várias pessoas que não curtem tatuagens e torcem o nariz quando tocamos nesse assunto, seja por motivos religiosos ou por puro preconceito. O preconceito vem de muito tempo, quando o dinamarquês “Knud Harld Likke Gregersen” também conhecido como Lucky Tattoo, teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos. Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas. Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.

Ultimamente ando falando muito sobre tatuagens com as minhas amigas, escolhendo os desenhos e pesquisando preços e lugares para fazer a minha. Além das preocupações “pré-tatuagem”, também tem as preocupações “pós-tatuagem”.

Filme plástico: Muitos tatuadores recomendam o recobrimento do local da tatuagem recém-feita com plástico de embalar alimentos, por pelo menos três dias. No entanto, nem todos os tatuadores compartilham da mesma opinião, pois alega-se que a pele recoberta por plástico, com resíduos de pele e líquidos (linfa, sangue, tinta, suor) podem gerar uma ambiente propício para a formação de colônias de bactérias. Alguns recomendam manter por no mínimo cinco horas, tempo suficiente para cicatrização inicial, e depois retirar só recolocando à noite para não grudar no lençol, no primeiro ao terceiro dia.

Lavagem: Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho, após algumas horas, para manter o local limpo, já que a pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia.

Água: A água é um elemento importante para no processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica, ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.

Crosta: Não puxe a crosta. É o conselho de todo tatuador. Para algumas pessoas, uma tarefa fácil. Para outras, nem tanto: é um ritual viciante e somado à curiosidade, puxar as crostas para que “cicatrize logo” pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a crosta parece fina e superficial. Além disso, uma coceira frequente devido à retração da pele provoca o desejo de se encravar as unhas no local. Via de regra, jamais arranque a crosta.

Alimentação: Deve-se tomar cuidado com a ingestão de alimentos que possam causar alergia no período de cicatrização do trabalho, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento reativo e comprometer o resultado da tatuagem. Costuma-se recomendar a suspensão de alimentos muito gordurosos, carne de porco, frutos do mar, comida japonesa e pimentas.

Vocês fariam uma tatuagem? Deve-se seguir à risca as recomendações do profissional que aplicou a tatuagem, pois a maior parte dos incidentes desagradáveis ocorrem durante o processo de cicatrização.

Anúncios

5 Respostas to “Tatuagens”

  1. Patrícia março 4, 2011 às 6:46 pm #

    Ah, não sabe como eu desejo fazer uma tatuagem… mas sou jovem ainda, preciso da permissão da minha mãe e pensar na melhor escolha. Não entendo porque preconceito com pessoas tatuadas, acho que é uma demonstração de atitude, admiro demais isso. Detalhe: acho que fica tão mais bonito em pessoas com a pele bem branquinha, tipo a Kelly Osbourne, realça bastante as cores.
    Adorei o post! bjs

    • Karine Braschi março 4, 2011 às 10:19 pm #

      @Patrícia, também não entendo o preconceito. É, tem que pensar bastante na escolha pra não se arrepender depois (:

  2. Laís junho 7, 2011 às 3:45 pm #

    Nossa, onde vocês pegaram essas tatoos? Perfeitas.
    Já decidi que quero fazer esse infinito. Só falta a coragem.
    kkkkkkkkkkkkkkk
    Beijinhos

    • Sara Silva junho 7, 2011 às 4:17 pm #

      @Laís, rs, no we heart it tem varias fotos com tatuagens lindas, se voce quiser só ir no site e pesquisar…

  3. Vinny junho 20, 2011 às 4:13 pm #

    That saves me. Thakns for being so sensible!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: