Depilações

19 fev

Para certas mulheres os pêlos são um incomodo, e dos grandes. Aposto que você tambem sente um incomodo quando vai usar um vestido, short ou saia mais curtinha, e vê que suas pernas esta suuper peludinha. E a pedido de uma leitora, decidi fazer um post especial sobre os tipos de depilação, verdade e mentiras e os cuidados.

Cera Quente
Desde que começei a depilar as pernas, sempre usei a cera quente. Não vou mentir, doi sim, mas dizendo minha mãe, com o tempo acostuma – até agora eu não acostumei -. É indicada para areas pouco sensiveis, mas apesar de ser baratinha, nem sempre a temperatura está no ideal. Você pode fazer a cera caseira ou comprar um aparelhinho onde coloca os tubos de cera dentro – eu tenho e indico. Dura geralmente de 3 a 4 semanas.

Cera Fria
Apesar de ser higiênico e pratico, dizem que a cera fria doi mais que a quente. Elas provocam cabelos encravados e irritações na pele. Pode durar mais que a cera quente, ou seja de 4 a 6 semanas.

Lâminas
Geralmente as laminas usamos para as axilas, mas tambem tem meninas que usam depilar as pernas. Evite porque alem de ter irritação na pele, pode aparecer pêlos encravados. Dura muito pouco mesmo, mais ou menos 1 ou 2 dias.

Laser
É um dos metodos mais caros. São feitos em clinicas especializadas, e dependendo do aparelho, a depilação pode ser quase indolor. É um metodo definitivo e é feito em sessões.

Mitos e Verdades:

  • A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria.
  • Verdade. A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pêlo com mais facilidade e menos dor.

  • A cera quente aplicada com muita freqüência pode causar flacidez, principalmente em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sombrancelha e buço.
  • Mito. Nem somente o calor, sem o movimento de “puxar a cera” altera o tônus da pele. Esse estímulo é apenas superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infra-vermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.

  • A depilação com cera quente pode manchar ou escurecer a pele.
  • Verdade. As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável.

  • Existem restrições à depilação definitiva
    Verdade. “Feridas ou infecções locais, como herpes, precisam ser tratadas por completo antes de realizar o procedimento”, alerta a dermatologista Cristina Graneiro, da Clínica Harmonya, do Rio de Janeiro. Além disso, é recomendável não estar com a pele bronzeada, nem se expor ao sol durante o tratamento.
  • Quem tem pelos encravados não deve usar cera
    Verdade, pois a depilação com cera pode aumentar o problema, já que enfraquece os pelos (que, mais fracos, não conseguem perfurar a pele e encravam). “Para quem tem pelos encravados, a depilação a laser é a melhor opção, pois elimina o pelo e acaba com o encravamento”, indica Cristina.
  • A cera quente pode ser reutilizada
    Mais ou menos. “A cera é aquecida a mais de duzentos graus, por isso é muito improvável que cause problemas. Mas alguns cientistas alegam que existem seres muito pequenos, chamados de príons, que poderiam sobreviver ao calor, só que isso ainda é controverso” explica o dermatologista Valcinir Bedin. Em todo caso, se você costuma fazer depilação fora de casa, convém exigir cera nova.
  • É normal sentir uma dormência nas axilas após depilá-las.
    Verdade. Por causa do trauma causado pela depilação, uma sensação de dormência ou mesmo de ardência pode aparecer nos momentos seguintes.
  • Depilar o buço com cera quente pode causar manchas escura
    Verdade. A cera quente tende a escurecer a pele do buço, principalmente em garotas que tomam pílula anticoncepcional. Isso se deve à ação de alguns hormônios, estimulados pela cera quente e pelo sol.
  • A lâmina é menos agressiva do que a cera.
    Mito. De acordo com Valcinir, este método tira micropedaços de pele e pode ser considerado mais agressivo. Porém, muitas garotas se adaptam melhor à lâmina do que à cera. O melhor é testar os dois antes de se decidir, ok?

As verdades e mitos foram tirados do site Vya Estelar e Teens180, entre outros sites que dei uma pesquisada.

Quando minha prima comprou o aparelho de depilação da Depi Roll, sempre que vinha aqui, ela trazia. É super pratico, você só compra um tubo de cera quente, coloca no aparelho, coloca na tomada e espera alguns minutinhos. Desde sempre uso a Depi Roll, mas tambem há outras marcas otimas. Você tambem pode usar prestobarba para as areas mais faceis: pernas e axilas. E Tambem trouxe para indicar a marca veet, que é de cera fria, já com os lencinhos grudados e a cera quente, que é preciso pegar uma especie de colher e colocar nos papeis. E pra quem quer algo mais pratico, você tambem pode usar maquinas, aquelas que usam para raspar o cabelo, sabe? Não arranca o cabelo pela raiz, mas deixa super baixinho.

Ps: me desculpem pelo sumiço por aqui, não deu pra postar mas entrava pra responder os comentarios e ficar a par das opniões das leitoras pela enquete. Vou tentar responder a todos os pedidos, ou pelo o menos uma parte ainda esse fim de semana.

Anúncios

8 Respostas to “Depilações”

  1. Sabrina M. fevereiro 19, 2011 às 9:15 pm #

    Eu uso cera quente a alguns ano. Nunca tive problemas e tals. Sempre gostei.
    Olha e a 1° vez que venho aqui, e amei. E muito original e criativo. Amei, vou voltar sempre.
    Olha te enviei um email.

    xox

    • Sara Silva fevereiro 20, 2011 às 12:07 pm #

      @Sabrina M., Eu uso há dois anos mais ou menos, tambem não tive problemas…
      Obrigada, volte mesmo 🙂 Ja respondi seu email.

  2. Viviane fevereiro 20, 2011 às 12:54 pm #

    a depilação com linha também é ótima. Uso para depilar o buço , porque a cera deixa manchado. É super dolorido ,mas eu acho que vale a pena porque fica perfeito

    • Sara Silva fevereiro 21, 2011 às 11:46 pm #

      @Viviane, nunca ouvi falar dessa.. Mas ainda bem que eu ainda não preciso fazer depilação no buço.

  3. Dante Teschner fevereiro 25, 2011 às 12:18 am #

    Very interesting entry, I look forward to the next! Thx for share

  4. Felicia fevereiro 28, 2011 às 7:44 pm #

    Cara, os pelos das perna em contato com a lamina não ficam mais grossos, é mito .O que acontece é que ele é cortado do meio, não da raiz,quando os pelos voltam a crescer a raiz que é mais grossa fica amostra fazendo ter a impressão que estão mais grossos. se fosse assim, toda a pessoa com pouco cabelo ou com cabelo fraco ao cortar , teria eles mais fortes. Corrija isso amor , por que mesmo sendo pequeno é um detalhe importante.
    Seu blog é lindo, só quero ajudar.

    • Sara Silva março 1, 2011 às 12:44 pm #

      @Felicia, Eu ja li algo parecido… Que eles cortam na metade, e da a impressão de que fica mais grosso, mas fiquei na duvida..

  5. Davion setembro 1, 2011 às 11:20 am #

    Play informavtie for me, Mr. internet writer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: